Carnaval NDTV 2024: Copa Lord homenageia operários do Carnaval e ‘imortais’ da escola

A Embaixada Copa Lord entrou na avenida celebrando a história e a evolução das Escolas de Samba de Florianópolis dando um show madrugada adentro.

Enredo da Copa Lord é “Praça XV, Paulo Fontes e Nego Quirido, um manifesto pelas Escolas de Samba” – Foto: Leo Munhoz

O enredo deste ano “Praça XV, Paulo Fontes e Nego Quirido – Um manifesto pelas Escolas de Samba”, ficou dividido em três fases principais desde a sua origem, na década de 1940, com pequenos grupos se apresentando ao redor da Praça XV, até a transformação do grande espetáculo no Complexo Nego Quirido.

Luiz Carlos Conceição Silva, Presidente do Conselho Fiscal da Copa Lord, fala sobre a emoção de ver a escola entrar na avenida. “A escola toda empolgada por um bom desfile. É o primeiro ano com uma diretoria nova, que a comunidade apoiou e abraçou, então seja o que Deus quiser! É tudo nosso! Vai sair coisa boa dessa caldo”, vibrou ele.

Operários do Carnaval homenageados

Rainha do Carnaval de Florianópolis de 2023 e hoje Musa de Chão da Copa Lord, Camile Santos pisou na avenida com uma fantasia que representa os operários por trás dos Carnavais.

“Eu fiz reaproveitando da minha fantasia de Rainha do último ano”, conta Santos, vestindo uma fantasia que representa uma engrenagem. Já Nego G, destaque do desfile da Copa Lord, representa o trabalhador do barracão, que muitas vezes passa despercebido neste grande espetáculo que é o Carnaval.

“Minha relação com a Copa Lord é desde criança. Trabalho com a comunidade. O Carnaval me deu a oportunidade de ter uma casa, de ter um carro, de ser representatividade para várias pessoas. Venho representando a mão de obra do Carnaval, faço as alegorias e trabalho no pesado dentro do carnaval. Venho representando o trabalhador que está lá no barracão, sujo de óleo, para fazer esse espetáculo acontecer”, celebra ele.


Copa Lord homenageia os operários do Carnaval - Leo Munhoz

1
6

Copa Lord homenageia os operários do Carnaval – Leo Munhoz


Escola também homenageou

2
6

Escola também homenageou “imortais” da escola – Leo Munhoz


Copa Lord levou o título pela última vez em 2018 - Leo Munhos

3
6

Copa Lord levou o título pela última vez em 2018 – Leo Munhos


João Ferreira de Souza é representado pela filha, Cândida, na ala Luz dos Imortais - Felipe Bottamedi

4
6

João Ferreira de Souza é representado pela filha, Cândida, na ala Luz dos Imortais – Felipe Bottamedi


Enredo da Copa Lord é

5
6

Enredo da Copa Lord é “Praça XV, Paulo Fontes e Nego Quirido, um manifesto pelas Escolas de Samba” – Leo Munhoz


Escola celebra história desde a década de 1940 até os dias de hoje - Leo Munhoz

6
6

Escola celebra história desde a década de 1940 até os dias de hoje – Leo Munhoz

Desfile da Copa Lord é marcado por homenagens

Em um enredo que celebra a festa de todas as escolas, a ala 19 nomeada ‘Luz dos Imortais’ emocionou o público ao homenagear grandes sambistas e carnavalescos que já morreram, mas fizeram história no Carnaval da cidade.

Entre tantas lendas, a imagem de Renata Rosângela de Oliveira, considerada a “rainha das rainhas”, recebeu referências e uma salva de aplausos. Ela foi destaque da Amarelo, Vermelho e Branco e faleceu em 2023, aos 38 anos, após uma batalha contra um câncer no colo do útero.

“A Renata era uma guerreira. Estou bem emocionada porque a minha mãe enfrenta a mesma batalha que a Renata enfrentou, e a gente sabe que é uma luta”, disse Letícia Souza, que levou a imagem de Renata.

Filha de João Ferreira de Souza, um dos fundadores da Copa Lord que faleceu aos 84 anos durante a epidemia de Covid-19, Cândida de Souza traduziu a emoção que os familiares dos “imortais” da escola sentiram ao ver seus entes queridos enaltecidos.

“Meu pai já nasceu muito carnavalesco. Estou me segurando para não chorar”, disse ela com a voz embargada.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.