Sem graves incidentes, Carnaval de Florianópolis se destaca no país, avaliam organizadores

A avaliação daqueles que prepararam tudo para realizar o desfile das escolas de samba de Florianópolis e garantir a segurança do evento é a mais positiva possível. O bloco da organização também foi bem avaliado. Para o presidente da Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis), Joel Costa Jr., a nota só não é dez porque sempre é possível fazer ainda melhor.

Carnaval 2024 na Nego Quirido foi bem avaliado – Foto: Cristiano Estrela/ND

Após a apuração das notas, que sagrou a União da Ilha da Magia bicampeã do Carnaval, entretanto, Costa disse que só ouviu elogios. Já o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes, deu dez para a harmonia dos órgãos envolvidos na garantia de uma festa alegre, colorida e também segura.

O ápice foi justamente o sábado (10), com o desfile das escolas de samba das 17h30 até o amanhecer, no Complexo Nego Quirido, e, mais cedo, com o bloco dos Sujos, arrastando 400 mil pessoas para o Centro. Em ambos, nenhum grande incidente, a não ser os furtos de celulares.

Ao comentar a apuração do resultado ontem, o presidente da Liesf disse que este foi o grande momento, a coroação do trabalho. “São dez escolas querendo o título e apenas um troféu. O que as escolas apresentaram foi algo surpreendente, uma grande reviravolta. Um Carnaval praticamente desacreditado e, em curto espaço de tempo, demos a volta por cima”, disse Costa. “Chegar com a qualidade nesse nível, eu fico muito feliz e realizado. Ganha o Carnaval, a cidade, as escolas, e estamos no caminho certo”, completou.

Em relação ao desfile, o presidente da Liesf celebrou que o Complexo Nego Quirido estava cheio e não houve nenhum grande incidente: “Operação redondinha, só elogios, fiquei até surpreso, porque sabia que problemas surgem num evento de um tamanho como esse, mas está todo mundo de parabéns: prefeitura, governo do Estado, Comcap, Guarda Municipal. Todos fizeram essa entrega e o resultado é esse sucesso todo”, salientou Costa.

Ele também se referiu às melhorias do desfile deste ano em relação ao ano passado, mencionando, por exemplo, a ausência de cronômetro em 2023.

“Imagina uma partida de futebol sem cronômetro. O Carnaval é igual. Não teve cronômetro ano passado, uma aberração”, criticou o presidente da Liesf. Ele falou ainda sobre a presença dos barracões das escolas na concentração da passarela.

União da Ilha da Magia foi a campeã do Carnaval 2024 – Foto: LEO MUNHOZ/ND

“Uma grande diferença. Vão ficar o ano todo lá. Também a parte de credenciamento, todos os detalhes que a gente pensa, tudo isso faz a diferença para que a gente consiga evoluir para o próximo ano”, ressaltou. Sobre o resultado da apuração, Joel disse que Carnaval é uma das competições mais acirradas que existe. “É muito equilibrado e o detalhe faz toda a diferença”, afirmou o presidente da Liesf.

Todos ganharam, diz coordenador da prefeitura

Coordenador do Carnaval pela Prefeitura de Florianópolis, Fábio Botelho acredita que a passarela nunca esteve tão bonita quanto no Carnaval deste ano. “Foi uma entrega jamais vista. Todas as escolas ganharam, o Carnaval ganhou. Os bairros também ganharam a presença da prefeitura nesse Carnaval, encerramos ontem com o Pop Gay e hoje com o desfile das campeãs”, afirmou Botelho.

Centro da cidade foi limpo e todo lavado após o Bloco dos Sujos – Foto: PMF/divulgação/ND

Ele disse que o prefeito Topázio Neto também ficou bastante feliz com tudo que aconteceu no Carnaval. “Estamos com os hotéis lotados, a cidade, as praias. Os ambulantes estão vendendo tudo. Estamos muito felizes”, salientou Botelho.

Carnaval de Florianópolis é mais seguro do país

Secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes frisou que Florianópolis é a Capital mais segura do país e ele não tinha dúvidas de que o Carnaval teria como uma das qualidades e atrativos a segurança.

“Trabalhamos de maneira integrada com Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as fiscalizações da prefeitura, desde a fase de planejamento. Eu não tenho a menor dúvida de que isso está surtindo efeito, porque o Carnaval ainda não terminou, mas o resultado pode ser medido”, disse Araújo Gomes, lembrando que os eventos com grande concentração de público, como Berbigão do Boca, Enterro da Tristeza e o Bloco de Sujos não tiveram incidentes graves.

Berbigão do Boca abriu o Carnaval 2024, em Florianópolis – Foto: LEO MUNHOZ/ND

“Tivemos problemas com furto de celulares, o que ainda nos causa preocupação e é desafiador, mas não tivemos brigas generalizadas, roubos e pessoas agredidas. Uma vasta programação por toda cidade, 91 blocos e bloquinhos, mais de 100 eventos apoiados pela prefeitura e eventos privados sem incidências graves. A segurança sai desse Carnaval como um grande atrativo”, destacou Araújo Gomes.

Em relação ao sábado, na passarela, o secretário disse que foi um dos pontos altos do Carnaval, que estava extremamente bem organizada e com infraestrutura compatível com a importância do evento.

“Propiciou segurança a todos que vieram. As arquibancadas ficaram cheias a noite toda, até o amanhecer, e sem nenhum incidente grave. As áreas de concentração e dispersão, onde as pessoas estão mais livres e mais soltas, bem protegidas, resultando em praticamente nenhum incidente”, declarou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.