União da Ilha da Magia é a grande campeã do Carnaval de Florianópolis 2024

União da Ilha da Magia é a grande campeã do Carnaval de Florianópolis de 2024. A escola foi a campeã em 2023, com enredo celebrando a banda Dazaranha e neste ano homenageou o catarinense Pedro Barros, skatista e medalhista olímpico brasileiro.

Carro alegórico do carnaval 2024 em Florianópolis

Primeiro carro alegórico da escola União da Ilha da Magia mostrou Olimpismo na avenida – Foto: Leo Munhoz/ND

Disputa acirrada entre as últimas campeãs

A apuração refletiu o embate acirrado entre as duas últimas Campeãs do Carnaval de Florianópolis, Coloninha (2020) e União da Ilha da Magia (2023).

Quando a comissão encerrou o sexto dos nove quesitos, a tabela indicava vitória com folga escola União da Ilha da Magia, com cinco décimos acima da Consulado, seguida por Protegidos da Princesa. A Gigante do Continente estava em quarto lugar, empatando com a escola Protegidos da Princesa.

Apuração das notas do desfile das escolas de samba ocorreu nesta segunda-feira (12), no Complexo Nego Quirido – Foto: Felipe Bottamedi/ND

A Coloninha começou a subir na tabela, especialmente na apuração do quesito harmonia, quando ocupou o segundo lugar e ficou dois décimos abaixo da escola da Lagoa da Conceição.

No quesito Fantasia, o último, a agremiação da Lagoa da Conceição garantiu seu segundo título consecutivo.

Sob céu limpo e uma sensação térmica de 42⁰C, a apuração teve início por volta das 15h. As torcidas acompanharam o andamento da apuração nas arquibancadas.

Torcidas acompanharam apuração das notas das escolas sob forte sol nesta segunda-feira (12) – Foto: Felipe Bottamedi/ND

Duas agremiações foram penalizadas por entrarem na passarela com uma quantidade de componentes menor do que o mínimo previsto. As escolas de Palhoça e São José, Nação Guarani e Jardim das Palmeiras, perderam 3,5 pontos.

Veja a nota das escolas

  1. União da Ilha da Magia – 269 pontos
  2. Consulado – 268,9 pontos
  3. Unidos da Coloninha – 268,9 pontos
  4. Embaixada Copa Lord – 268,6 pontos
  5. Os Protegidos da Princesa – 268,6
  6. Dascuia – 268,2 pontos
  7. Império Vermelho e Branco – 267,7 pontos
  8. Acadêmicos do Sul da Ilha – 267,4 pontos
  9. Jardim das Palmeiras – 264,8 pontos
  10. Nação Guarani – 258,1 pontos

Vencedora do carnaval 2024 levou esporte para a avenida

Através do carnaval, a escola homenageou figuras emblemáticas e momentos históricos dos Jogos Olímpicos, destacando a contribuição do esporte para a sociedade e o desenvolvimento pessoal.

A agremiação da Lagoa da Conceição teve 1,7 mil componentes, distribuídos em 17 alas e 3 carros alegóricos com o samba enredo “Citius, Altius, Fortius! Os Deuses do Olimpo abençoando o Skate na Ilha da Magia!”.

Douglas da Costa, diretor de Carnaval da União, explica a escolha do tema. “Eu sou fisioterapeuta, eu trabalho numa clínica onde presta serviço pra seleção brasileira de skate. Então, eu conheço o Pedro há muito tempo. Em 2020, esse tema já tinha sido sugerido pela União da Liga da Magia”.

Escola entrou no complexo Nego Quirido com enredo inspirado em skate. Medalhista Pedro Barros comemorou desfile com alegria – Foto: Leo Munhoz/ND

“Eu conversei com o Pedro, conversei com toda a equipe da seleção brasileira. Eles gostaram da ideia e aí surgiu essa ideia. O skate hoje está no auge, deixou de ser marginalizado para ser um esporte olímpico, mudando a vida de muita gente. Skate é família, é amor, é samba, então nada mais justo que a gente homenagear o Pedro e o skate na avenida”, finaliza Douglas.

Reconstrução do Grupo de Acesso é meta para o próximo Carnaval

As melhorias deste ano são visíveis nos detalhes: a instalação do um cronômetro no fim da avenida e um barracão instalado para cada agremiação, novidade que agora será permanente durante todo o ano.

“Isso fez toda a diferença”, avalia o presidente da Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis), Joel Costa Júnior.

Para o próximo ano, a principal novidade é a reconstrução do Grupo de Acesso. Inicialmente, duas agremiações serão rebaixado em 2025. O ideal é chegar no cenário de 4 agremiações no Acesso e 6 no Grupo Especial.

“Vimos uma reviravolta. Partimos de um Carnaval desacreditado, tivemos pouquíssimo espaço e tempo para fazer a volta por cima. E chegamos com uma qualidade das escolas nesse nível! Eu fico muito feliz. Ganha o carnaval, ganha a cidade, ganha as escolas de samba e a gente está no caminho certo”, destaca o presidente da Liga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.