Polícia dá 6 dicas para curtir o Carnaval e evitar ser assaltado

O Carnaval já começou e para aproveitar a folia sem dores de cabeça o portal ND Mais separou algumas dicas de segurança para você não ser assaltado nas festividades.

Dicas para evitar ser assaltado no Carnaval

Polícia dá dicas para você evitar ser assaltado no Carnaval – Foto: Reprodução/PMF/ND

De acordo com o tenente-coronel André Rodrigo Serafin e comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, é preciso observar seis principais dicas para não se colocar em situações de risco.

Dicas para evitar ser assaltado no Carnaval:

  • Dica 1 – Sem nada nos bolsos e cuidado com esbarrões 

“A principal questão é evitar carregar objetos nos bolsos traseiros das roupas e também evitar o uso de bolsas durante eventos públicos”, explica.

E explica um golpe:

“Existe um golpe chamado ‘punguismo’, onde as pessoas esbarram umas nas outras simulando desequilíbrio, até mesmo brigas, aproveitando esse momento para rapidamente furtar celulares, carteiras e outros objetos da vítima, que muitas vezes nem percebe, e quando se dá conta, o autor do furto já se distanciou. Essa é a primeira dica: nunca coloque celulares ou carteiras nos bolsos traseiros, de preferência use pochetes ou coloque-os nos bolsos da frente”, fala.

  • Dica 2 – Nunca deixe objetos de valor à vista

O comandante explica que é preciso que os objetos de valor não estejam à vista, principalmente em carros parados, por exemplo.

  • Dica 3 – Cuidado por onde você passa 

O tenente-coronel diz que é preciso tomar cuidado por onde as pessoas transitam no carnaval, em especial mulheres, idosos e pessoas desacompanhadas. Isto porque, segundo ele, os criminosos escolhem quem serão as vítimas.

“O que temos como perfil aqui é que os criminosos identificando uma vítima sozinha em um local acabam se aproveitando dessa situação, então não dá para dar essa brecha”, explica.

Dicas para evitar ser assaltado no Carnaval, segundo a Polícia Miliar

Evite andar pelas ruas sozinho (a) neste Carnaval – Foto: Leo Munhoz/ND

  • Dica 4 – Cuidado com os motoristas de aplicativo 

A autoridade explica ainda que é preciso tomar cuidado ao pedir corridas de aplicativo. Neste momento o celular fica exposto, portanto, é preciso buscar um lugar seguro.

Além disso, é preciso checar a placa e só entrar no aplicativo quando tiver certeza de que o motorista é o que aparece em seu celular.

“Não aceite entrar no carro daquelas pessoas que ficam ao final das festas oferecendo corridas como se fosse um aplicativo. Normalmente é assim que surgem os golpes”, diz.

  • Dica 5 – Cuidado com o uso do cartão 

“Tenha muita atenção aos cartões. Evite o uso, mas se essa for a única opção, jamais deixe-o visível. Não permita que ninguém toque em seu cartão, pois pode ser trocado. Dê preferência também aos locais fixos de compra. Assim, se houver algum problema com sua compra, você poderá identificar onde foi, ao contrário do que acontece com os ambulantes”, exemplifica o comandante.

Dicas para evitar ser assaltado no Carnaval mesmo usando o cartão de crédito

Comandante fala sobre o uso de cartões de crédito no Carnaval – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

  • Dica 6 – Cuidado com a bebedeira 

A última dica é evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica. O tenente-coronel explica que ao perder a lucidez, nos tornamos vítimas mais “fáceis” para os golpistas, tanto para furtos, roubos ou outros crimes.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.